EDUCAÇÃO INFANTIL

DESENVOLVIMENTO EVOLUTIVO

Nessa fase,  é preciso considerar o desenvolvimento evolutivo das crianças, através do lúdico,  das brincadeiras,  como expressão da sensibilidade e do despertar das emoções. O respeito às diferenças individuais,  é o que possibilita o desenvolvimento de habilidades de criar e descobrir. Toda ação da  escola nessa fase, estabelece um vínculo  com a família buscando a prontidão para a aprendizagem.

Para o atendimento das crianças de 2  a 5 anos de idade na Educação Infantil são definidos os seguintes objetivos:

• Desenvolver as habilidades psicomotoras;
  • Desenvolver as estruturas cognitivas, de raciocínio e expressão criativa;
  • Promover as condições necessárias para uma educação integral;
  • Respeitar o ritmo próprio do aluno, suas aptidões e interesses.

ORGANIZAÇÃO

A Educação Infantil organiza-se em regime anual, agrupando as crianças por faixa etária de 2 e 3 anos para Creche, 4 e 5 anos para Pré-escola, buscando alcançar as seguintes competências e habilidades:

• Aplicação dos conhecimentos sobre saúde, meio ambiente e sociedade, em diversas situações do dia a dia, com a finalidade de melhoria da qualidade de vida;
  • Domínio das diversas formas de comunicação e informação para o fortalecimento do trabalho em grupo;
  • Desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais que constituem a sua identidade em relação com a do outro;
  • Exercício da cidadania, percebendo as transformações do meio em que vive;
  • Horário de funcionamento do turno matutino das 7h30 às 11h50 e do turno vespertino das 13h30 às 17h50.
infantil05
infantil03